oxigenoterapia - определение. Что такое oxigenoterapia
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое oxigenoterapia - определение

Terapia de oxigénio
  • Administração de oxigénio com máscara facial simples

oxigenoterapia         
(cs) sf (oxigênio+terapia2) Med Aplicação médica do oxigênio, feita por inalação, cateterismo, intubação, injeção subcutânea, ou mediante tenda na qual se coloca o paciente.
Oxigenoterapia         
Oxigenoterapia é a utilização de oxigénio em tratamentos médicos. As principais aplicações são o tratamento da baixa saturação de oxigénio, intoxicação por monóxido de carbono, cefaleia em salvas e para manter a saturação de oxigénio durante a administração de anestésicos inalatórios.
oxigenoterapia      
/cs/ s.f. método terapêutico em que se usa o oxigênio
-etim oxigênio + -o- + -terapia ; ver ox(i/o)-

Википедия

Oxigenoterapia

Oxigenoterapia é a utilização de oxigénio em tratamentos médicos. As principais aplicações são o tratamento da baixa saturação de oxigénio, intoxicação por monóxido de carbono, cefaleia em salvas e para manter a saturação de oxigénio durante a administração de anestésicos inalatórios. A oxigenoterapia pode também ser usada a longo prazo em pessoas com doenças que causam baixa saturação de oxigénio crónica, como a doença pulmonar obstrutiva crónica ou a fibrose cística. O oxigénio pode ser administrado de várias formas, incluindo cânula nasal, máscara facial ou no interior de uma câmara hiperbárica.

A saturação de oxigénio recomendada depende da condição a ser tratada. Na maior parte dos casos é recomendada uma saturação de 94–96%, embora em pessoas com risco de retenção de dióxido de carbono sejam preferíveis seturações de 89–92% e em pessoas com intoxicação por monóxido de carbono ou parada cardíaca devam ser o mais elevadas possível. Enquanto o ar respirado é geralmente constituído por 21% de oxigénio, na oxigenoterapia esta percentagem pode chegar aos 100%. O oxigénio é fundamental para o normal funcionamento do metabolismo celular. Uma concentração excessivamente elevada de oxigénio pode causar intoxicação e resultar em lesões nos pulmões ou insuficiência respiratória em pessoas predispostas. Pode também aumentar o risco de incêndios, sobretudo ao fumar, e sem humidificação pode secar o nariz.

A utilização de oxigénio em medicina começou-se a tornar comum por volta de 1917. A oxigenoterapia está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, que lista os medicamentos mais eficazes, seguros e imprescindíveis num sistema de saúde. A administração de oxigénio em casa pode ser feita com recurso a tanques de oxigénio ou concentradores de oxigénio portáteis. Estima-se que a administração de oxigénio seja o tratamento mais comum nos hospitais em países desenvolvidos.